Inaugura ambulatório em Guarujá para pessoas trans
Espaço começa a atender o público a partir de segunda-feira (8).
A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, inaugurou um ambulatório municipal especializado em saúde de pessoas transexuais. O espaço, que está localizado na Rua Guilherme Guinle, 42, no bairro Paecara, começa a atender o público a partir de segunda-feira (8).
O ambulatório ‘Transforma: O respeito transforma’ está instalado no piso superior do Centro de Especialidades de Vicente de Carvalho e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
No local, pessoas transexuais terão acompanhamento médico nas áreas de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, assistência social e enfermagem. O agendamento deve ser feito através do Complexo Regulador Ambulatorial, na Avenida Adhemar de Barros, 230, no bairro Santo Antônio.
Em nota, o secretário de saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, afirmou que foram meses de trabalho para a criação do ambulatório. Segundo ele, foi necessário montar um protocolo de atendimento e uma equipe multidisciplinar para um atendimento com dignidade e respeito.
A iniciativa é uma parceria entre o pleito da comunidade trans e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A inauguração faz parte da comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho, e dos 90 anos de emancipação político-administrativa da cidade, celebrado em 30 de junho.